h1

Cinco erros no trabalho!

setembro 17, 2007

Você chega cedo, sempre sai mais tarde e faz as atividades sem erros. Mesmo assim, ainda não conseguiu alcançar o tão desejado reconhecimento, que pode ser a porta de entrada para uma promoção ou um aumento de salário? 

Podemos endereçar esse problema facilmente se olharmos melhor nossas ações dentro da empresa.

Existem cinco erros que fazem com que, mesmo adaptado ao seu trabalho, não consiga atingir o sucesso almejado. Tentar evitá-los já é um bom começo.   

– Evite seguir a própria agenda É claro que todos os profissionais precisam delas para organizar o dia, ou apenas para recordar dos compromissos, mas segui-la de acordo com o que você acha que é prioridade não é sempre o mais indicado. Se você não agir em direção aos valores e objetivos da empresa, não se tornará uma peça valiosa para a empresa, torna-se dispensável. Um bom exemplo disso é o que Jack Welch (GE) fez há alguns anos atrás, classificando em quatro tipos os seus funcionários: 

– Os que produzem pouco e vão contra as premissas e valores da empresa;

– Os que produzem muito e vão contra as premissas e valores da empresa;

– Os que produzem pouco e vão em direção as premissas e valores da empresa;

– Os que produzem Muito e vão em direção as premissas e valores da empresa. 

Pois bem, se você acha que ele optou por ficar com os que produzem mais, mesmo que não sigam em direção as premissas e valores da empresa, você está equivocado. Ele optou por descartar todos os que vão contra, mesmo que ele tenha um histórico de altíssimo desempenho. Com isso conseguiu que a empresa tivesse um histórico de desempenho ainda melhor do que obtinha anteriormente. (quer saber mais, leia o Paixão Por Vencer do próprio Jack Welch). Caso seu objetivo seja ter visibilidade dentro da companhia, ou ser reconhecido, esqueça a agenda própria e faça tudo para favorecer a empresa e suas metas. Não se assuste: é comum que fique um tanto quanto “perdido”.   

– Evite pensamentos negativos Evite falar mal do chefe ou ridicularizar as atitudes tomadas pela empresa. Assim, você estará arruinando a própria carreira. Procure não trazer o mau-humor ou a falta de perspectivas para dentro da empresa, já existem problemas o suficiente para serem tratados dentro do trabalho. Você acabará com a imagem prejudicada se passando por aquele sujeito mal humorado, que só sabe reclamar, dai eu lhe pergunto, se você estivesse na posição do seu chefe, você promoveria alguém com essa atitude? Tenha sempre em mente o que é mais importante, antes de colocar sua posição para os colegas de trabalho: dizer o que pensa ou ser promovido?  

– Use o RH com sabedoria A área de Recursos Humanos na empresa tem, dentre suas funções, o papel de remover barreiras que empeçam o profissional de exercer o seu trabalho. Mas nunca se esqueça de que estes profissionais prestam serviço para a empresa e que farão de tudo para manter os valores e objetivos da empresa, não os seus individualmente.  Reclamar para o RH sobre sua posição ou as atividades realizadas na empresa podem prejudicá-lo. Isto não significa que o RH não irá ajudá-lo em caso de problemas. Mas reclamar a todo o momento não é a solução.  

– Evite ser o espertalhão Muitos profissionais acreditam que quanto mais espertos, mais reconhecimento terão. Mas a forma como mostram esta inteligência pode passar uma imagem de arrogância ou de intolerância em relação àqueles que possuem mais dificuldades, e esses também constituem a sua equipe, e tem seu valor, ou seja, você vai precisar deles. Use todo o conhecimento para dar suporte aos colegas. Uma dica é nunca dizer como as coisas devem ser feitas antes de o chefe pedir para que você o faça.   

– Saiba quando sair: Alguns sinais podem ajudar a identificar este problema, por exemplo, tem um conturbado relacionamento com seu chefe? Não conseguiu um aumento em um longo prazo? Não tem tido êxito com projetos e clientes? Se estes sinais soam familiares, é melhor começar a procurar uma recolocação. É sempre melhor mudar em tempo, do que terminar em uma posição sem reconhecimento.

“Ultra”Marcos

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: